2007/06/21

A pachorra dos nossos velhotes...




Até agora sempre imaginava que a idade era sinal de sabedoria, por exemplo os indios acham os seus idosos sábios, os feiticeiros normalmente também já têm uma certa idade, mas na realidade isso não é verdade...

O que tenho me deparado, é que as pessoas a partir de uma certa idade, tornam-se resmungonas, impacientes, e desistem de aprender coisas novas, param no tempo, só o que eles sabem é o que interessa, por incorrecto que seja.

Sempre pensei, que com a idade nos tornávamos mais maduros, mais pacientes, mais abertos. Pois, afinal ao passarmos por tanta coisa, por vermos tantas coisas diferentes a mente devia abrir-se mais, afinal fecha-se por completo.

Cada vez que estou na fila para tratar de alguma coisa, só vejo reformados a reclamar, a tentarem passar á frente e sem paciência nenhuma. Qual é a pressa deles, são reformados, não fazem nada, não deviam saber esperar. Será que pensam que têm poucos anos de vida? Mas, ninguém sabe quantos anos de vida tem. Só porque já têm uma certa idade não sabem ao certo se tem menos anos de vida do que um jovem. A vida são 2 dias tanto para os jovens como para os mais velhos. E ainda por cima devem achar que a idade é um estatuto. Mas eu não acho, não têm mais direito que os outros, por isso é que tentam passar á frente!! Eles têm é sorte e não pensam assim. Tiveram a sorte de chegará 3ª idade, de ter filhos, netos, de trabalhar, e conseguir chegar á reforma e poder aproveitá-la, porque é que se queixam???

Cada vez que vou ao hospital, o que eu vejo são os velhotes todos a queixarem-se do reumático, entre outras maleitas. Puxa, só se deitam abaixo, e só pensam em coisas negativas. Nunca ouvi ninguém a dizer, ah e tal tenho uma neta muito gira, ai e tal vou aproveitar e vou fazer uma passeiozito, nada é só deitar abaixo. Depois há aqueles que passam o tempo a lembrarem-se de pessoas que morreram, ah e tal lembras-te do fulano tal que já lá está que morreu quando apanhava laranjas e caiu da árvore.... por amor de Deus, poupem-me. Falem da vida!! Pensem positivo!! Temos de aproveitar enquanto estamos vivos. Tentar esquecer as maleitas!! Só falta o fado como musiquinha de fundo, enquanto estão com este tipo de conversas!!

Têm é de agradecer de ter chegado à idade do reumático. Como eu quero vir a saber o que é reumático aos 60 e tal anos!!

Eu até tenho muita paciência, mas no outro dia tive de ser mázinha no hospital, eu nem gosto de dizer o que tenho. Mas, estava á espera de fazer análises e aproveitei para dormir sentada numa cadeirita na sala de espera, já que chego ás 7h e as análises só são ás 8h30. Ora, uma pessoa de olhos fechados não vê quem está em pé à espera. Entretanto notei que a cadeira ao meu lado ficou vaga e sentou-se alguém... só começo a ouvir... esta juventude... não dão lugar a ninguém... veêm uma pessoa desta idade em pé... e não sei que mais, abro os olhos, estava entre duas velhotas, e as bocas deviam ser para mim... ora devido ao meu bom aspecto e eu estar de boné, deviam estar a pensar que eu estava a trabalhar para o bronze... só pode!! Ganda lata!!
1º eu estava a dormir,
2º de olhos fechados, não vejo quem está em pé
3º se estou no hospital é porque também sou “cliente”
4º apesar do meu aspecto, é só olharem para o facto de eu estar de boné, é porque ando a fazer quimio.
Tive de falar, depois de 10 minutos a ouvir, ai estes jovens são uns mal educados, só os velhotes é que dão lugar aos velhotes, ai e o meu reumático. Passei-me disse logo, tomara eu chegar a vossa idade... e dizer que tinha um linfoma, ou melhor usei a palavra com C, para elas perceberam o tão ridiculas que estavam a ser. Foi remédio santo calaram-se logo. Não gosto de fazer isso, utilizar a doença para ter alguma vantagem, mas naquele dia teve de ser. Como estavam a pensar que eu estava a bronzear-me levaram... não aguentei... já sei que tenho de ser mais paciente... mas cada vez que lá vou é sempre a mesma coisa...

Estão sempre com pressa, desconfiados, e a quererem passar á frente de toda a gente... já cheguei a ouvir pessoas, ah e tal porque é que aquele é diabético e leva insulina tem prioridade, eu tenho anemia.

Porque é que as pessoas são assim... como alguém próximo diz, antes de chegar a velho como uma bifana e atiro-me do cabo espichel, não quero ficar assim!! Eu também não!!
Quem conhecer velhotes deêm-lhe um recado meu a vida são 2 dias... e eles tem muita sorte tão vivos e tiveram a sorte de poder vir a gozar as maleitas da idade... aproveitem o bom da vida, passeiem, gozem os netos e bisnetos, marquem encontros com os amigos, vão aos bailaricos!! Afinal, já não têm de trabalhar... aproveitem o dia!!

2 comentários:

Gigi disse...

Também costumava passar por isso mas era no centro de saude quando ía renovar a minha baixa. Adoptei uma nova filosofia, há coisas que não merecem a minha atenção. Mas as vezes também me passo. Eu não acho que nos falte paciência, eu acho que é que falta inteligência às outras pessoas. Beijos.

Platero disse...

Infelizmente não são só os velhotes, muita gente diz, ena há tanto tempo de baixa, sem fazer nada!

Primeira e única resposta a dar, Queres trocar a tua vida pela minha?

É remédio santo.

Um abraço