2007/08/31

Marido e "Marida"!!!


No outro dia levantou-se-me uma questão, daquelas dúvidas existências, de vez em quando acontece...

Ora bem, como sabem pertenço ao estado civil dos ajuntados, e estou muito bem assim, e melhor não poderia estar. Não tenho vergonha de “viver em pecado” como muitas pessoas dizem. Até porque para mim não acredito que seja pecado por muito que a igreja assim o apele. Para mim o que ouvi dizer que Deus tinha dito foi “juntai e procriai”, ou qualquer coisa do género, não “casai e procriai”. Desde que as pessoas estejam unidas por amor e se respeitem mutuamente para mim é o que é importante. Mas cada um tem direito à sua opinião e isso tem de ser respeitado.

Mas, a questão que me surgiu foi a seguinte, porque razão num casamento durante a sua celebração o padre declara marido e mulher, e não esposo e esposa, ou homem e mulher. E porque é que a mulher tem de vir a seguir ao homem, e não em primeiro lugar. Acho isso um pouco machista, então nós gajas só nos tornamos mulheres depois de casarmos?? Então posso concluir que eu agora não sou mulher, pois continuo a ser solteira?? O homem passa a ser marido, e a mulher continua a ser mulher, porque não "marida", ou qualquer coisa assim parecida. Por exemplo, em inglês já torna a coisa mais feminista, man and wife.

Enfim... podia-me ter dado para pior. Às vezes lembro-me de cada uma, que até parecem duas.

2 comentários:

NCa disse...

Olá...boa tarde. descobri agora o teu blog, gostei bastante!
Por acaso ja pensei nesta conversa varias vezes, e em todos os casamentos a que vou.
Eu sou Homem e não sou machista nem feminista, mas se lutamos pela igualdade ha coisas que me metem confusão. Se reparares todo o discurso do padre durante a cerimónia do casamento é virado para o homem, "toma esta mulher" "será a tua mulher" "sê feliz com esta mulher", Mulher segue o teu homem...faz-me espécie...enfim.
Abraços

Gigi disse...

Olá Silvia, já voltei de férias. Posso dizer-te que vivo há 6 anos em pecado e adoro. No entanto decidimos agora mudar de estado civil e vamos experimentar as delícias do casamento. Espero que estejas bem. Bjs´Gigi